Ministério avaliará uso de energia solar no Minha Casa, Minha Vida:
13/9/2012



O Ministério das Cidades vai avaliar a possibilidade de instalar sistemas de energia solar nas residências do programa Minha Casa, Minha Vida, sem que sejam alterados os limites de custos dessas unidades. A recomendação feita pelo Conselho das Cidades foi publicada no Diário Oficial da União.

Essa recomendação considerou que o programa habitacional do governo federal possibilita o uso de energia solar no aquecimento de água, somada ao fato de que a temperatura média em muitos municípios brasileiros é alta, “com incidência solar significativamente elevada e com alto rendimento fotovoltaico”, segundo o documento.

Foi levado em conta, ainda, que o custo da energia elétrica pago pelos beneficiários incide de forma expressiva em seus gastos fixos e que a adoção do sistema de energia solar voltaica diminuiria significativamente estes custos.

Os sistemas de energia solar fotovoltaica* seriam conectados ao sistema de abastecimento de energia elétrica, alternativa ou complementarmente ao sistema de aquecimento solar.

A segunda fase do programa Minha Casa, Minha Vida, anunciada em meados de junho de 2011, prevê 2,4 milhões de moradias contratadas até 2014.



*Geração de energia elétrica com energia renovável do Sol.

Fonte: Infomoney